Categorias
Seja mais ecológico

Como descartar brinquedos eletrônicos corretamente

Os brinquedos eletrônicos são os favoritos entre a garotada. Sejam video-games, video-games portáteis, carrinhos a pilha, aviões ou qualquer outro brinquedo que funciona a eletricidade, nós sabemos que eles têm um tempo útil. E aí vem a pergunta, o que fazer com os brinquedos que não funcionam mais?

Muita gente não sabe que os brinquedos eletrônicos também podem (e devem) ser reciclados. Em sua grande maioria, esses brinquedos são feitos, basicamente, de plástico e uma parte eletrônica com placas de circuito, fios, motores e outros componentes. A ótima notícia é que tudo isso é reciclável.

Como e onde descartar

Geralmente o fabricante indica o meio de descarte correto, mas você também pode encaminhar os brinquedos eletrônicos a pontos de coleta especializados em lixo eletrônico. Você pode verificar com a prefeitura da sua cidade onde estão disponíveis esses pontos.

Antes de levar o brinquedo para o descarte, lembre-se de retirar pilhas e baterias para dar a elas a destinação correta. Não retire ou exponha os componentes eletrônicos.

O descarte realmente é necessário?

Muitas vezes descartamos coisas que ainda podem ser aproveitadas por outras pessoas. Talvez seu filho não use mais aquele brinquedo porque ganhou um novo, ou quebrou alguma parte que não interfere no funcionamento, nesse momento você pode considerar o descarte desses brinquedos, mas existem outras possibilidades. Muitas ONG’s recebem esses brinquedos para doar para crianças carentes. Você também pode procurar por entidades como orfanatos para fazer as doações.

É importante que os brinquedos que serão doados estejam em condições de uso.