O que é ISO

O que é ISO

É provável que você já tenha visto a sigla ISO em algum lugar, e talvez tenha se perguntado o que ela representa. Quando falamos em padronização no Brasil, geralmente pensamos na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que muita gente não sabe é que a ABNT é a representante brasileira da ISO no Brasil

E o que é a ISO?

ISO é uma sigla para International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização.

A organização reúne, hoje, o total de 167 países visando desenvolver normas universais que promovam a qualidade dos processos, produtos e serviços.

História

A história da ISO começa em 1926, com a Federação Internacional das Associações Nacionais de Padronização. No entanto, suas operações foram interrompidas devido à Segunda Guerra Mundial, mas logo em seguida ao fim da guerra, juntou-se ao Comitê Coordenador de Padronização das Nações Unidas (UNSCC), a fim de criar um órgão de padronização global.

Ao todo, 25 países participaram da criação da atual ISO, em uma reunião em Londres no ano de 1946. Em 1947 a Organização começou a funcionar oficialmente em sua sede em Genebra, Suíça.

A ABNT foi uma das instituições que participou ativamente da criação da ISO, por isso a Associação representa o Brasil na Organização.

ISO e ABNT

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi fundada em 1940 e é responsável pela normalização técnica no Brasil, representando a ISO, além da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas), da AMN (Associação Mercosul de Normalização) e IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional).

ISO 9000

A ISO 9000 é a série de normas mais conhecida, no Brasil é representada pela ABNT NBR ISO 9000 e dizem respeito ao sistema de gestão de qualidade das organizações.

Ela fornece algumas técnicas que otimizam os processos internos das empresas. A aplicação delas é aconselhada para qualquer negócio que queira melhorar seus procedimentos e aumentar os lucros.

As principais normas da família ISO 9000 são:

  • ISO 9000 - Fornece um conjunto de requisitos que garantem mais confiança à organização quanto a seus processos;
  • ISO 9001 - Utilizada para controlar os sistemas de qualidade durante o ciclo de desenvolvimento de produtos;
  • ISO 9002 - Tem ênfase na instalação e manutenção de produtos em posse do cliente;
  • ISO 9003 - Voltada para a inspeção final de produtos.

As organizações certificadas com a ISO 9000 se destacam no mercado, pois oferecem vantagens aos empregados e clientes quanto à segurança de seus processos.

O Brasil é o país da América Latina com maior número de empresas certificadas na ISO 9001, com cerca de 39 mil certificações.

ISO 14001

A ABNT NBR ISO 14001 diz respeito ao Sistema de Gestão Ambiental e desenvolve estruturas que possibilitam a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças ambientais.

Essa norma é implementada por empresas ao criar ou aprimorar um sistema de gestão ambiental, garantindo mais segurança nos processos empregados.

Os objetivos da ISO 14001 são:

  • Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efetivos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.
WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×