O que é quais são as vantagens da Compostagem Industrial

O que é quais são as vantagens da Compostagem Industrial

Garantir a destinação adequada para seus resíduos sólidos é umas das premissas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que as indústrias devem seguir.

Cada tipo de resíduo tem a sua destinação certa. A principal delas é o reaproveitamento por meio da reciclagem. Mas, como sabemos, resíduos orgânicos não são recicláveis, e então, o que fazer?

O que é compostagem

A compostagem é um processo biológico de decomposição da matéria orgânica com a ajuda de microrganismos vivos que origina um material rico em nutrientes, chamado fertilizante orgânico, que é utilizado para melhorar o solo para o plantio.

Como é feita a compostagem industrial

O processo de compostagem é dividido em 5 etapas, a primeira delas é a análise dos resíduos orgânicos, onde são avaliados segundo a sua atividade geradora, a matéria-prima e os insumos utilizados na produção e suas características físicas e químicas. Com a aprovação dos técnicos, é emitida uma carta de anuência ao gerador, que solicita o Certificado de Operação de Destinação de Resíduos Industriais.

O próximo passo é a disposição dos resíduos em leiras onde são misturadas com cavacos de madeira e outros insumos. O material é aerado com ajuda de máquinas, esse processo auxilia o desenvolvimento de microrganismos que digerem e transformam o material em adubo. A atividade microbiana causa o aumento da temperatura e isso ajuda na higienização da massa, eliminando microrganismos patogênicos.

A terceira etapa consiste em expor o composto a uma temperatura de 55º C por pelo menos 55 dias para higienizá-lo.

A seguir o composto passa pelo peneiramento, o que passa pela peneira é armazenado por mais 30 dias para a maturação e o que fica (geralmente pedaços de madeira) volta para início do processo.

Após o período de maturação vem a quinta e última etapa, a destinação. Nessa fase o fertilizante orgânico pode ser comercializado, doado ou reutilizado pela própria empresa em plantações para melhorar a terra.

Vantagens da compostagem industrial

A compostagem colabora diretamente com a economia circular, afinal, as indústrias garantem que seus resíduos sejam reutilizados, diminuindo seu impacto no meio ambiente.

As empresas também recebem o Certificado de Destinação Final, que comprova que ela cumpre com as normas ambientais estabelecidas, conferindo mais confiabilidade à empresa.

Terceirização da compostagem industrial

A compostagem industrial pode ser um processo complexo, por esse motivo, muitas empresas optam por terceirizar esse trabalho.

É muito importante que a empresa escolhida para realizar a compostagem dos resíduos do seu negócio esteja comprometida em seguir as normas ambientais vigentes para evitar contaminação.

A ATK Rental está a quase duas décadas atuando neste mercado, atendendo players dos mais diversos nichos da indústria, entre em contato conosco e conheça as nossas vantagens.

WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×