O que é Logística Reversa

O que é Logística Reversa

O termo Logística Reversa surgiu na década de 70 quando os primeiros estudos acerca do assunto começaram a ser desenvolvidos em países europeus. A primeira legislação a tratar do tema foi implantada na Alemanha em 1991, mas só após quase 20 anos, em 2010 o Brasil criou uma lei referente ao assunto, a Lei Federal 12.305/2010, também conhecida como PNRS.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) […] dispõe de princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material entre outros aspectos.”

Logística reversa

A partir daí foi inserida em nossa sociedade o conceito de Logística Reversa, um instrumento econômico e social constituído por um conjunto de de procedimentos, ações e meios propostos para tornar possível a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, para o reaproveitamento dentro do ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A Logística Reversa possui dois formatos, Pós-venda e Pós-consumo. No primeiro formato o resíduo volta a cadeia produtiva antes de ser consumido ou após pouco uso devido a identificação de defeitos. Já no formato Pós-consumo o material retorna após ser adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, tornando-se impróprio para o consumo primário.

Papel dos personagens

Dentro do conceito da Logística Reversa, a sociedade é dividida em dois personagens, o cidadão, que é o consumidor, e a indústria privada, que é a produtora. Cada qual possui o seu papel dentro deste processo:

Cidadão consumidor: entregar os resíduos nas condições adequadas e nos locais estabelecidos pelas empresas para recolhimento.

Indústria privada: gerenciamento ambiental correto dos resíduos sólidos, reincorporação na cadeia produtiva, uso racional dos materiais, inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais e prevenção da poluição.

Objetivos da Logística Reversa

  • Incentivar o reuso, a reciclagem e a destinação devida dos resíduos sólidos;
  • Aumentar a vida útil dos aterros sanitários destinando o resíduos que podem ser inseridos novamente na cadeia produtiva;
  • Compartilhar a responsabilidade pela gestão de resíduos (setor público, privado e sociedade privada);
  • Aumentar a eficiência do uso de recursos naturais;
  • Aumentar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis, gerando empregos e renda;
  • Espaço para gerar novos negócios..

Sua empresa já pratica a Logística Reversa? A Atk Rental é uma empresa facilitadora neste processo, ajudamos empresas a dar a destinação correta para seus resíduos e lucrar com isso. Para conhecer mais esse ciclo entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.

WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×