O que é economia circular

O que é economia circular

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Essa frase ilustra perfeitamente a ciclicidade que sustenta a vida na Terra. Naturalmente, todo ser vivo nasce, vive, morre e se transforma em energia para o ambiente novamente, e assim o ciclo funciona harmonicamente a milhões de anos. Porém, o ser humano, no decorrer de sua existência, aprendeu novas formas de produção que não funcionam conforme o sistema cíclico da natureza.

A economia linear

Desenvolvemos um sistema de produção, que chamamos de economia linear, baseada na extração, produção e descarte.

No sistema linear, a produção econômica depende da exploração de recursos naturais finitos desenfreadamente. Este modelo gera um volume insustentável de resíduos que não são incorporados à cadeia e são potencialmente tóxicos, além disso, o risco de esgotamento das matérias-primas é iminente.

A economia circular

Em 1989, os ambientalistas britânicos David W. e R. Kerry Turner elaboraram um artigo onde apontam a ineficiência do sistema linear, já que não leva em conta a reciclagem. Foi nesse artigo que surgiu o conceito de economia circular, inspirado na lógica cíclica da natureza.

Característica da economia circular

A economia circular vai além da gestão de resíduos e reciclagem, é uma visão que aborda todo o sistema de produção, redesenhando os processos para serem menos exploratórios desde o princípio da cadeia.

As principais características deste modelo:

  • Minimização da extração de recursos naturais;
  • Maximização do reaproveitamento de materiais;
  • Eficiência dos processos e no uso dos produtos..

Porquê adotar a economia circular

O aumento populacional e acesso a novos mercados de consumo estão elevando ainda mais os níveis exploratórios dos recursos naturais, nos aproximando da extinção destes recursos e encarecendo a produção conforme as matérias-primas vão ficando escassas.

A economia circular vem como uma solução para o problema da escassez de recursos, poluição e contaminação do meio ambiente e encarecimento da produção por meio de uma abordagem que busca aproveitar completamente o valor da matéria.

  • Benefícios da economia circular;
  • Diminuição dos custos da matéria-prima;
  • Novos modelos de negócio;
  • Melhora da competitividade econômica;
  • Conservação do capital natural.
WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×