O que é e quais os objetivos da COP 26

O que é e quais os objetivos da COP 26

Com catástrofes ambientais ocorrendo em todo o mundo e cada vez com mais frequência, a ONU apresenta, em Agosto, um relatório que alerta que o aquecimento global pode ultrapassar a marca de 1,5º C em 20 anos.

Buscando soluções para as questões ambientais, líderes do mundo todo se reúnem anualmente na COP para discutir novas ideias e apresentar seus avanços.

O que é a COP

COP é a abreviatura de Conferência das Partes, um evento que acontece anualmente onde líderes mundiais se encontram para buscar soluções e definir metas para diminuir os impactos negativos que viemos causando ao meio ambiente. Em 2021 o evento entra em sua 26ª edição, por isso chama-se COP26.

As conferências atraem muita gente, principalmente pessoas do setor empresarial, de combustíveis fósseis, ativistas e outros interessados. Apesar disso, as principais discussões acontecem entre os ministros e outras autoridades que trabalham com questões climáticas.

O que acontece lá

Além dos eventos principais, acontecem também outras reuniões paralelas que atraem pessoas do mundo todo. Grandes líderes, como presidentes e primeiros-ministros discursam sobre os avanços de suas nações em relação aos objetivos traçados nas edições anteriores e apresentam seus resultados, acontecem também reuniões multilaterais para o debate sobre as mudanças climáticas e encontro a respeito de tecnologia e inovação.

A história das COP`s

Na última sexta-feira (12) encerrou-se a 26ª edição da Conferência das Partes, a COP 26, que aconteceu em Glasgow, Escócia. Mas, iniciada em Berlim, na Alemanha, a COP já esteve em muitos outros países, como Japão, Dinamarca, México e França.

Muitos desses encontros acabaram, na verdade, sem nenhum acordo relevante, porém, foi durante a COP de 1997 e 2015 onde foram negociados o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, respectivamente.

Além destes, outros acordos, como o “Fundo Verde Para o Clima”, que previa investimentos milionários na luta contra as mudanças climáticas, foram instituídos.

Protocolo de Kyoto

O primeiro grande acordo fruto da COP aconteceu em Kyoto, Japão em 1997. O Protocolo de Kyoto é um tratado onde todos os signatários se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. O acordo entrou em vigor em 2005, quando atingiu a meta de 50% de adesão.

O protocolo propôs uma meta de redução de 5,2% dos níveis registrados em 1990 no período de 2008 a 2012. Embora a meta fosse coletiva, foram instituídas metas individuais para cada país participante.

Acordo de Paris

Em 2015, durante a COP21, em Paris, 195 países aprovaram o Acordo de Paris, que entrou em vigor em novembro de 2016.

O acordo tem como meta reduzir o aquecimento global. Os principais pontos do tratado são:

  • Esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC;
  • Recomendações quanto a adaptação dos países às mudanças climáticas;
  • Estimular o suporte financeiro e tecnológico por parte dos países mais desenvolvidos para ampliar as ações que levam ao cumprimento das metas dos países menos desenvolvidos;
  • Promover o desenvolvimento tecnológico e a transferência e de tecnologia e capacitação para adaptação às mudanças climáticas;
  • Proporcionar a cooperação entre sociedade civil, setor privado e as demais comunidades para ampliar e fortalecer ações de mitigação do aquecimento global..

Objetivos da COP 26

De acordo com o site oficial da COP 26, existem 4 objetivos principais:

  • Neutralizar a emissão de gases de efeito estufa e manter a temperatura em 1,5°C até 2050;
  • Proteger comunidades e habitats naturais;
  • Mobilizar finanças para alcançar as duas primeiras metas;
  • Trabalhar juntos..
WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×