O que são Gases de Efeito Estufa

O que são Gases de Efeito Estufa

O efeito estufa é um dos assuntos mais comentados em todo o mundo, ele é pauta das principais conferências mundiais e move muitas ações para sua contenção. Mas muita gente não sabe como esse processo, natural e necessário para a manutenção da vida, funciona e porquê ele se tornou tão perigoso. Neste artigo você vai saber o que são os gases de efeito estufa, como eles trabalham e porque existe tanta preocupação em torno deste assunto.

O que são Gases de Efeito Estufa

Os gases de efeito estufa (GEE) são as substâncias gasosas que absorvem e distribuem o calor solar na atmosfera mantendo o planeta aquecido, formando o chamado efeito estufa.

Como o Efeito Estufa acontece

O nome efeito estufa foi dado em analogia ao funcionamento das estufas, onde o vidro permite a passagem da luz solar, parte dessa energia é absorvida e a outra parte é refletida de volta. A parte absorvida não consegue atravessar o vidro de volta e irradia calor no ambiente.

Dessa maneira funciona o efeito estufa em nosso planeta. Os gases absorvem uma parte da luz solar que recebemos, cerca de 70%, e refletem a radiação nociva e parte da luz. A energia absorvida, antes de voltar para o espaço, aquece a Terra.

É graças ao efeito estufa que nosso planeta não super aquece durante o dia e congela durante a noite, ele garante que a temperatura seja constante.

Mudanças Climáticas

O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, em decorrência da emissão desenfreada desses gases pela atividade humana, está aumentando a retenção de calor e, consequentemente, causando o aumento da temperatura global.

Esse aumento na temperatura é conhecido como aquecimento global, mas apesar de levar esse nome, o fenômeno da mudança climática também implica na queda brusca na temperatura de alguns lugares. Isso acontece porque a emissão desenfreada dos gases de efeito estufa causa um acúmulo de energia nos oceanos e na atmosfera, tornando os eventos climáticos, como chuvas, nevascas e tufões mais intensos e frequentes.

  • Dentre as consequências do aquecimento global estão:;
  • Extinção de espécies selvagens;
  • Submersão de regiões litorâneas e migração massiva;
  • Secas e inundações frequentes e mais intensas;
  • Problemas na produção alimentícia..

Quais são os gases de Efeito Estufa

CO2 - O dióxido de carbono é um dos principais gases de efeito estufa. Ele é emitido em larga escala pelas atividades industriais, agropecuária e transportes e é responsável por 60% do aquecimento global.

CH4 - O gás metano é o segundo gás em grau de importância no efeito estufa, contribuindo com 18% do aumento da temperatura global. Apesar de ser um gás liberado em muitos processos naturais, seu aumento na atmosfera se dá, principalmente, devido a presença de lixões, o tratamento de efluentes líquidos, aterros, produção e distribuição de combustíveis fósseis e reservatórios de hidrelétricas. Além disso, os arrozais e as criações de gado também são grandes emissores do gás.

N2O - O dióxido de nitrogênio também é um gás amplamente produzido naturalmente, principalmente pelas florestas e oceanos, mas a produção energética por combustão de combustíveis é um grande emissor não natural de N2O, aumentando seus níveis na atmosfera.

O3 - O ozônio estratosférico não é produzido diretamente pela atividade humana, mas é um subproduto formado a partir da reação de outros poluentes lançados na atmosfera. O ozônio é um agente muito importante na defesa contra a radiação solar, mas quando formado na troposfera, a partir de outros poluentes, é altamente oxidante e prejudicial.

Medidas de redução da emissão dos gases de efeito estufa

Já existem muitas medidas para a diminuir a emissão desses gases, todos eles dependem da mudança de atitude da população e da indústria, mas esse processo está ocorrendo a uma velocidade muito lenta em comparação ao necessário.

Algumas das mudanças que podem ser feitas são a substituição dos carros e ônibus a combustível para automóveis elétricos, a adoção de energia renovável, a reciclagem e a melhora da alimentação do gado nos grandes pastos.

Além disso, no nosso dia-a-dia podemos adotar hábitos mais sustentáveis, como a economia de energia e o consumo consciente.

Consumir de empresas sustentáveis estimula o crescimento de um mercado mais verde e contribui para a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa. Da mesma forma, empresas que adotam processos mais ecológicos estimulam o setor a seguir o mesmo caminho.

WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×