Dia do Combate à Poluição: deve ser todo dia!

Dia do Combate à Poluição: deve ser todo dia!

Saiba sobre o Dia do Combate à Poluição: deve ser todo dia!

Segundo a Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, poluição é considerada “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.”

Desta forma, fica claro que a poluição é um problema que afeta não somente o meio ambiente e os seres vivos como também a sociedade e a economia, todo 14 de agosto é o dia escolhido para chamar a atenção à necessidade do combate à poluição. A data foi criada para, justamente, conscientizar sobre a necessidade de reduzir a poluição em todos os seus âmbitos.

Mas, verdade seja dita, este assunto deve ser abordado diariamente, sendo o combate à poluição uma luta também diária e de responsabilidade de cada indivíduo.

Quando falamos em poluição, logo se pensa na geração de resíduos sólidos, em lixo que podemos ver espalhado pelo chão, no mar ou nos rios. Mas não podemos nos esquecer da poluição atmosférica nem da poluição do solo.

Pode-se dizer que o problema mundial da poluição foi intensificado com a Revolução Industrial, que provocou o aumento da industrialização e da urbanização. Estes dois fatores são decisivos quando pensamos em poluição, pois tanto a urbanização -formação de grandes centros urbanos, reunindo pessoas, animais e máquinas – quanto a industrialização, gerando diversos tipos de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, causam um impacto direto ao meio ambiente, à economia, à saúde e à sociedade, de maneira geral.

Mas quando falamos em poluição e geração de resíduos, do que exatamente estamos falando?

Estamos falando da utilização de materiais descartáveis, especialmente os de plástico, que são grandes poluentes da natureza;

do carbono gerado por diversos veículos diariamente, que em contato com o oxigênio, produz dióxido de carbono (CO₂);

da liberação de compostos físicos, químicos e biológicos nos solos, rios e mares, do descarte de dejetos sólidos e líquidos em locais inadequados, de forma inadequada.

Falar sobre e notar a poluição é muito fácil. Ela está em toda parte, e no Brasil é considerada crime. Contudo, mesmo assim, e sabendo do grande impacto que ela causa à natureza, à economia e à sociedade, a grande maioria das pessoas e indústrias não faz o seu melhor para combater este grande problema mundial.Mas para cada tipo de poluição, existe uma solução!

Outra solução simples e incrivelmente eficaz para resolver o problema da solução está no TRATAMENTO DE RESÍDUOS.

O tratamento de resíduos abarca todos os RS (Reduzir, Repensar, Recusar, Reciclar, Reutilizar ) e tem como premissa a utilização do que seria considerado lixo para transformação em algo novo, promovendo, assim, a geração de valor, de emprego, de renda e reduzindo quando não eliminando o impacto residual na natureza.

Ou seja: o tratamento de resíduos é a resposta que estamos procurando para lidar com o problema da poluição!

Além de todo o impacto econômico e ambiental, o tratamento de resíduos tem ainda fortes impactos sociais: melhora a imagem da empresa perante a sociedade, incentiva as pessoas a reverem suas práticas sustentáveis e, principalmente, incentiva outras empresas e indústrias a tratarem seus resíduos também. É toda uma cadeia que se movimenta em prol da geração de resíduo zero, e sua empresa pode fazer parte desta cadeia super produtiva, sustentável e importante! Seu negócio também pode ser #residuozero.

Fale com a ATK e veja como nós podemos te ajudar!

Estamos te esperando.

WhatsApp Atk Rental
Atk Rental www.atkrental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×